REGIÕES DO BRASIL
AUTORA
Coordenadora pedagógica Jossuelma de Fatima Almeida, quintos anos B e C
Enquanto coordenadora pedagógica, acompanhei o trabalho da professora Edina Selhorst de Lima, nas turmas dos 5º Anos sobre as regiões do Brasil. O tema foi inserido primeiramente através da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital nº 56: “Conheça as características das regiões do Brasil, onde os estudantes puderam compreender os detalhes específicos sobre o território brasileiro.
O trabalho com o tema foi iniciado no mês de julho, tendo continuidade durante as aulas do Componente Curricular de Geografia, onde a cada aula foi possível ver o envolvimento dos alunos que esperavam ansiosos pela continuação do aprendizado.
A educadora trabalhou com estratégias diferenciadas: leituras, interpretações de textos, mapas e imagens, debates, pesquisas na internet, confecção de cartazes, que despertaram o interesse dos alunos em conhecer mais sobre as Regiões do Brasil.
Para finalizar, a professora Edina organizou as apresentações dos trabalhos em grupos, divididos por regiões, onde os alunos apresentavam os cartazes e mencionavam curiosidades referentes a cada local, como: comidas típicas, bebidas, objetos, pontos turísticos, etc. Cada grupo também foi incentivado a trazer um prato típico da região que iria apresentar os quais foram degustados ao final das apresentações.
Ressalta-se que a junção entre teoria e prática utilizadas pela professora durante todo o desenvolvimento do projeto permitiram um ensino significativo aos alunos, levando-os a assimilarem os conteúdos propostos.
Coordenadora pedagógica Jossuelma de Fatima Almeida, quintos anos B e C
Enquanto coordenadora pedagógica, acompanhei o trabalho da professora Edina Selhorst de Lima, nas turmas dos 5º Anos sobre as regiões do Brasil. O tema foi inserido primeiramente através da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital nº 56: “Conheça as características das regiões do Brasil, onde os estudantes puderam compreender os detalhes específicos sobre o território brasileiro.
O trabalho com o tema foi iniciado no mês de julho, tendo continuidade durante as aulas do Componente Curricular de Geografia, onde a cada aula foi possível ver o envolvimento dos alunos que esperavam ansiosos pela continuação do aprendizado.
A educadora trabalhou com estratégias diferenciadas: leituras, interpretações de textos, mapas e imagens, debates, pesquisas na internet, confecção de cartazes, que despertaram o interesse dos alunos em conhecer mais sobre as Regiões do Brasil.
Para finalizar, a professora Edina organizou as apresentações dos trabalhos em grupos, divididos por regiões, onde os alunos apresentavam os cartazes e mencionavam curiosidades referentes a cada local, como: comidas típicas, bebidas, objetos, pontos turísticos, etc. Cada grupo também foi incentivado a trazer um prato típico da região que iria apresentar os quais foram degustados ao final das apresentações.
Ressalta-se que a junção entre teoria e prática utilizadas pela professora durante todo o desenvolvimento do projeto permitiram um ensino significativo aos alunos, levando-os a assimilarem os conteúdos propostos.
Comentários
Postar um comentário