Descobrindo e Preservando as Araucárias

AUTORA
Professora Marinéia Domareski, quarto ano A

Com base na aula do "Vamos Ler Geração Digital" sobre a importância de preservar as araucárias, os alunos do 4º ano A desenvolveram o projeto sobre as mesmas, aproveitando a abundância de pinheiros em nosso município e o período da colheita de seus frutos. A partir de atividades da vídeo aula, os estudantes exploraram e fotografaram as araucárias na natureza, enriquecendo sua conexão com essa árvore simbólica do Paraná.

Em sala de aula, aprofundamos o tema, descobrindo curiosidades fascinantes sobre as araucárias. O interesse dos alunos foi aguçado ao descobrir mais sobre essa espécie tão especial, despertando um profundo respeito pela sua importância e beleza.

Além de explorar a temática das araucárias, utilizamos o tema para trabalhar gêneros textuais na disciplina de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram a lenda da gralha azul e os pinheiros, escreveram poesias inspiradas nas araucárias e participaram de uma roda de poesia, compartilhando suas criações com a turma.

Explorando também o gênero textual receita, os alunos pesquisaram algumas receitas utilizando o fruto da araucária, o pinhão. A escolhida foi o pudim de pinhão, produzido pela professora e degustado com entusiasmo pelos alunos. Para finalizar, a professora de Artes, Ana Fabiele, conduziu uma atividade criativa usando a grimpa das araucárias para produzir colagens e um belo quadrinho.

Destacamos o gesto generoso do sitiante que doou as pinhas para o projeto, após o vento derrubar o pinheiro. O estudo sobre as araucárias foi enriquecedor, repleto de descobertas sobre essa árvore maravilhosa e fundamental para o nosso ecossistema. Através dessa experiência, os alunos não apenas aprenderam sobre preservação, mas também vivenciaram a importância de valorizar e proteger nossa natureza.














































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITURA EM FAMILIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

VAMOS LER GERAÇÃO DIGITAL: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.

Sistema Digestório Humano