MOBILIDADE URBANA

AUTORA
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quartos anos B e C

Sabemos que mobilidade urbana é a locomoção de pessoas dentro de uma cidade usando o transporte público como ônibus, metrô, trem, ou individual motorizado – carros, ou não motorizados - bicicletas.

A mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas. A intensidade do tráfego de carros e a quantidade de horas que se perde no trânsito tem impactado na saúde, com aumento de doenças psicoemocionais como: stress, ansiedade, pânico e perturbações no sono.

Por conta do trânsito caótico muitos gestores pensam em investimento na melhoria do transporte coletivo e ciclofaixas pensando numa melhor qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

Através deste tema os alunos dos 4º anos B e C da professora Vera puderam refletir sobre o assunto assistindo as aulas sobre Mobilidade Urbana do Vamos Ler, intercaladas com vídeos do Youtub que trata deste assunto. E puderam perceber as diferenças da qualidade do transporte público em países desenvolvidos e a falta de qualidade em países em desenvolvimento, como o caso da Índia, que tem um sistema de trânsito precário e caótico.

Perceberam que no Brasil, o transporte coletivo não é dos melhores e ainda há muito a se fazer. Em Reserva, por ser uma cidade pequena, possui uma frota automobilística de aproximadamente 16 mil veículos e o trânsito pode se dizer normal. Abordaram a falta de transporte público entre o centro da cidade ligando os bairros mais distantes. Isso faz com que os moradores dos bairros tenham que se deslocar até os supermercados e bancos a pé ou de táxi, visto que Reserva não possui UBER.

Eles foram a um passeio pelas ruas para identificar como é a mobilidade urbana da nossa cidade. Em visita a Agência do Sicredi, perceberam que o local tem boa acessibilidade, com calçadas em alto relevo para pessoas com deficiência visual, cadeirantes, corrimão, estacionamento exclusivo para idosos e cadeirantes. Fizeram comparação com outros comércios onde não há facilidades a pessoas portadoras de alguma deficiência ou idosos.

A aula foi produtiva e certamente, aprenderam a cobrar dos gestores atitudes e políticas públicas voltadas à mobilidade urbana de qualidade.

















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITURA EM FAMILIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

VAMOS LER GERAÇÃO DIGITAL: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.

Sistema Digestório Humano