LEITURA E INTERPRETAÇÃO

AUTORA
Professora Edina Selhorst de Lima, quintos anos A e B

Data: Julho/Agosto/ 2023

Estamos fazendo parte do Projeto “Justiça e Cidadania também se aprende na Escola”. Fizemos a leitura de duas Cartilhas sobre o tema. Para que fosse melhor compreendido, dividi as turmas (cada qual no seu horário letivo) em grupos, cada grupo ficou responsável por uma das “histórias” da revista “Brasilzinho” que são de fácil entendimento, com linguagem objetiva e clara e abordando temas pertinentes à justiça e cidadania de todas as pessoas, sem distinção de raça, sexo ou religião.

Na sequência, os alunos fizeram a leitura de cada história, se organizaram para apresentar aos colegas. Alguns grupos fizeram a leitura e outros leram e tentaram dramatizar o tema apresentado.

Foram momentos ótimos de interação, leitura vocal com ênfase na dicção, palavras lidas corretamente, entonação. Também, o fato de alguns interpretarem papéis sugeridos nas histórias, os fez desinibirem e entenderem melhor o assunto.

Leitura e interpretação são fundamentais para todas as séries e, especialmente, para a turma do 5º ano, que participa de provas de conhecimentos gerais e específicos, todos com a cobrança de uma ótima leitura, conhecimento de diferentes textos e interpretação. Fiquei muito feliz com o resultado, poucos alunos não aceitaram o desafio da apresentação e, vendo colegas fazerem, tiveram incentivo e isso os ajuda em todos os Componentes Curriculares.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITURA EM FAMILIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

Sistema Digestório Humano

CUIDADOS COM A DEPRESSÃO