EMPATIA

AUTORA
Professora Manoelina Aparecida Martins, 4º ano A

A proposta lançada sobre o tema empatia foi trabalhada de forma interdisciplinar. Português, Matemática e Ensino Religioso.

Pensando nisso eu como professora regente procurei desenvolver uma dinâmica em sala de aula para o acolhimento entre os alunos e interação entre eles, estipulei algumas regras para que essa se tornasse mais atraente.

A dinâmica trabalhada foi desenvolvida da seguinte forma:

• Cada aluno recebeu um balão.

• Após ter recebido o balão cada um pagaria dois papeis dobrados bem pequenos de uma caixinha e colocaria dentro do balão.

• Feito isso cada aluno iria encher seu balão amarrar e segurar como algo que fosse de muito valor e tivesse uma importância significativa para cada um.

• O aluno que quisesse poderia falar o que significava o balão que estava segurando e assim foram verbalizando .Uns diziam que era um pássaro, outros diziam que era o trevo da sorte ...

Como foi feito em sala de aula pedi pra que procurassem ficar em circulo (as carteiras foram afastadas para os lados das paredes da sala)

Após explicar o significado de Empatia para os mesmos e o objetivo da dinâmica e que esta seria desenvolvida por partes.

1ª Parte- eu contaria ate três e todos jogariam o balão para o alto procurando dar toques leves para não estourar e nem cair no chão.

2ª Parte- o aluno que deixasse cair o balão iria estourar e ler os papeis que tinham sido colocado no balão, a brincadeira pararia para que todos pudessem ouvir o colega lendo. Feito isso a dinâmica continuaria até chegar nos últimos três alunos os quais ganhariam como (prêmio 3min para sair para o recreio e para ir para casa).

3ª Parte- a dinâmica terminaria com uma oração e um abraço coletivo.

A dinâmica tornou-se possível com a colaboração da professora de apoio Joeline Garus que fez os vídeos enquanto a dinâmica acontecia.

As perguntas que estavam nos balões variavam, desde a matéria que mais gostava de estudar? Quem era seu(a) melhor amigo(a), seu estilo de musica preferida, comida mais saborosa etc.

A dinâmica trabalhada foi concluída com o sorriso no rosto destes um pirulito com uma mensagem e o propósito de sermos melhores hoje do que ontem em nossas atitudes e ações para com o nosso semelhante.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITURA EM FAMILIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

VAMOS LER GERAÇÃO DIGITAL: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.

Sistema Digestório Humano