ESTRATÉGIAS DE MATEMÁTICA
AUTORA
Professora Manoelina Aparecida Martins, 4º ano A
As atividades realizadas foram desenvolvidas conforme os componentes curriculares trabalhadas no 1º TRIMESTRE E 2º TRIMESTRE.
A metodologia tem como objetivo mostrar para os alunos a varias formas de se obter um resultado, produto dentro da matemática usando as estratégias de cálculos e raciocínio logico.
Dentro desta expectativa após a verbalização e explanação do objetivo a ser atingido foi disponibilizado aos alunos calculadoras, ábacos, material dourado e notebook da escola e de colegas (professoras) que se disponibilizaram a colaborarem para que o trabalho fosse realizado.
Após a antecipação do trabalho a explanação os alunos foram divididos em grupos de 5 com 5 componentes para que estes pudessem interagir entre os mesmos as situações problemas e chegassem ao resultado.
O trabalho iniciou com o desafio para que eles observassem quais seriam as possibilidades das formações dos grupos.
Para cada grupo foi proposto uma situação problema para que estes pudessem fazer uso dos objetos digitais e dos materiais concretos fazendo os cálculos e chegassem ao denominador comum.
Os alunos puderam fazer a comparação entre os grupos dos resultados obtidos e as diversas estratégias usadas para obterem o mesmo resultado.
Durante as atividades como professora regente da turma fui mediando e intervindo nas situações e duvidas que surgiram.
O objetivo deste trabalho teve êxito entre os alunos pois ao lançar o desafio os alunos se motivaram a usar as estratégias possíveis saindo da forma convencional para a resolução das situações problemas as quais envolviam as operações e que estas poderiam chegar ao mesmo resultado usando a estratégias apresentadas .
Quero ressaltar que o presente trabalho teve seu objetivo proposto atingido devido a colaboração dos colegas profissionais deste Estabelecimento de Ensino assim como a disponibilidade da professora Maria Meurer na mediação e direcionamento das atividades realizadas em sala de aula visto que estes alunos 50% deles foram seus educandos no ano de 2022.
Professora Manoelina Aparecida Martins, 4º ano A
As atividades realizadas foram desenvolvidas conforme os componentes curriculares trabalhadas no 1º TRIMESTRE E 2º TRIMESTRE.
A metodologia tem como objetivo mostrar para os alunos a varias formas de se obter um resultado, produto dentro da matemática usando as estratégias de cálculos e raciocínio logico.
Dentro desta expectativa após a verbalização e explanação do objetivo a ser atingido foi disponibilizado aos alunos calculadoras, ábacos, material dourado e notebook da escola e de colegas (professoras) que se disponibilizaram a colaborarem para que o trabalho fosse realizado.
Após a antecipação do trabalho a explanação os alunos foram divididos em grupos de 5 com 5 componentes para que estes pudessem interagir entre os mesmos as situações problemas e chegassem ao resultado.
O trabalho iniciou com o desafio para que eles observassem quais seriam as possibilidades das formações dos grupos.
Para cada grupo foi proposto uma situação problema para que estes pudessem fazer uso dos objetos digitais e dos materiais concretos fazendo os cálculos e chegassem ao denominador comum.
Os alunos puderam fazer a comparação entre os grupos dos resultados obtidos e as diversas estratégias usadas para obterem o mesmo resultado.
Durante as atividades como professora regente da turma fui mediando e intervindo nas situações e duvidas que surgiram.
O objetivo deste trabalho teve êxito entre os alunos pois ao lançar o desafio os alunos se motivaram a usar as estratégias possíveis saindo da forma convencional para a resolução das situações problemas as quais envolviam as operações e que estas poderiam chegar ao mesmo resultado usando a estratégias apresentadas .
Quero ressaltar que o presente trabalho teve seu objetivo proposto atingido devido a colaboração dos colegas profissionais deste Estabelecimento de Ensino assim como a disponibilidade da professora Maria Meurer na mediação e direcionamento das atividades realizadas em sala de aula visto que estes alunos 50% deles foram seus educandos no ano de 2022.
Comentários
Postar um comentário