CHEGADA DE IMIGRANTES E O CICLO DO CAFÉ NO NORTE DO PARANÁ
AUTORA
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quartos anos B e C
A história do Brasil relata que europeus emigravam para a Colônia, impulsionados pelo governo brasileiro e pelos barões do café, que a partir da abolição da escravidão, necessitavam trocar a mão de obra escrava e explorar o sul da Colônia, até então habitada por indígenas que foram desalojados e muitos, massacrados. O café naquela época era o produto brasileiro mais vendido no mundo.
Os italianos foram os primeiros imigrantes que chegaram com o sonho de conquistar a América e terem uma vida melhor. No entanto, cada família precisava cuidar de sete mil pés de café e pagar valores absurdos pela alimentação e logo, sem condições, passaram a ser “escravos brancos”. Muitos deixaram as fazendas e foram habitar as cidades.
Neste contexto, os alunos dos 4º abordaram o tema do “Ciclo do Café no norte do Paraná” em uma aula híper expositiva. Conheceram a planta do pé do café, as sementes verdes em seus respectivos processos de amadurecimento, secagem, torração e o produto final, o pó do café convencional vendido nos supermercados.
Na sala de aula de aula, com a participação da família, que trouxeram o pó do café, açúcar, o leite, e tivemos a doação de pães por um supermercado, foi realizado após a aula um café para os alunos e o mesmo foi coado em sala de aula. Todos degustaram de um belo café da manhã e um café da tarde.
Perceberam o aroma e todo o processo que envolve o café até que chegue à mesa do consumidor.
Me chamou a atenção, que alunos que nunca haviam experimentado o sabor do café, o fizeram, e aprovaram com sucesso.
A aula foi muito produtiva!!!
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quartos anos B e C
A história do Brasil relata que europeus emigravam para a Colônia, impulsionados pelo governo brasileiro e pelos barões do café, que a partir da abolição da escravidão, necessitavam trocar a mão de obra escrava e explorar o sul da Colônia, até então habitada por indígenas que foram desalojados e muitos, massacrados. O café naquela época era o produto brasileiro mais vendido no mundo.
Os italianos foram os primeiros imigrantes que chegaram com o sonho de conquistar a América e terem uma vida melhor. No entanto, cada família precisava cuidar de sete mil pés de café e pagar valores absurdos pela alimentação e logo, sem condições, passaram a ser “escravos brancos”. Muitos deixaram as fazendas e foram habitar as cidades.
Neste contexto, os alunos dos 4º abordaram o tema do “Ciclo do Café no norte do Paraná” em uma aula híper expositiva. Conheceram a planta do pé do café, as sementes verdes em seus respectivos processos de amadurecimento, secagem, torração e o produto final, o pó do café convencional vendido nos supermercados.
Na sala de aula de aula, com a participação da família, que trouxeram o pó do café, açúcar, o leite, e tivemos a doação de pães por um supermercado, foi realizado após a aula um café para os alunos e o mesmo foi coado em sala de aula. Todos degustaram de um belo café da manhã e um café da tarde.
Perceberam o aroma e todo o processo que envolve o café até que chegue à mesa do consumidor.
Me chamou a atenção, que alunos que nunca haviam experimentado o sabor do café, o fizeram, e aprovaram com sucesso.
A aula foi muito produtiva!!!
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