Sistema Respiratório
AUTORA
Professora Edina Selhorst de Lima, 5º anos A e B
O sistema respiratório humano é um dos principais sistemas do corpo humano. Fizemos abordagens sobre o tema utilizando livro didático e vídeos do YouTube. Após esses estudos, sugeri aos alunos fazermos a construção de um simulador do sistema respiratório utilizando materiais recicláveis.
Os alunos utilizaram garrafas plásticas de água de 500 ml, massinha de modelar, bexigas, fitas e canudos para a confecção do mini sistema respiratório. Dessa forma os alunos puderam vivenciar na prática e compreender de maneira mais clara o funcionamento desse sistema, reconhecendo as funções dos órgãos que o compõem e também identificando os movimentos de inspiração e expiração de ar nos pulmões, compreendendo assim a troca gasosa que ocorre nesse processo entre o oxigênio e o gás carbônico.
A utilização de recursos desse gênero incrementaram a construção de aprendizagem do assunto tratado na aula de Ciências, pois os alunos se sentiram mais entusiasmados a participar da aula e alcançar os objetivos propostos, se tornando o centro do processo de ensino/aprendizagem, destacando assim a importância de conhecer o sistema respiratório e os órgãos que os compõem. A aula foi bastante atrativa, tornando nítido o aprendizado dos alunos, que se divertiram e ao mesmo tempo aproveitaram novos recursos pedagógicos para embasar seus conhecimentos em sala de aula e fora dela, onde puderam refletir sobre os cuidados que devemos ter para obter uma boa saúde respiratória. Com certeza essa aula ficará registrada na memória dos alunos de forma construtiva e positiva, pois foi bastante divertida e de grande aprendizado.
Professora Edina Selhorst de Lima, 5º anos A e B
O sistema respiratório humano é um dos principais sistemas do corpo humano. Fizemos abordagens sobre o tema utilizando livro didático e vídeos do YouTube. Após esses estudos, sugeri aos alunos fazermos a construção de um simulador do sistema respiratório utilizando materiais recicláveis.
Os alunos utilizaram garrafas plásticas de água de 500 ml, massinha de modelar, bexigas, fitas e canudos para a confecção do mini sistema respiratório. Dessa forma os alunos puderam vivenciar na prática e compreender de maneira mais clara o funcionamento desse sistema, reconhecendo as funções dos órgãos que o compõem e também identificando os movimentos de inspiração e expiração de ar nos pulmões, compreendendo assim a troca gasosa que ocorre nesse processo entre o oxigênio e o gás carbônico.
A utilização de recursos desse gênero incrementaram a construção de aprendizagem do assunto tratado na aula de Ciências, pois os alunos se sentiram mais entusiasmados a participar da aula e alcançar os objetivos propostos, se tornando o centro do processo de ensino/aprendizagem, destacando assim a importância de conhecer o sistema respiratório e os órgãos que os compõem. A aula foi bastante atrativa, tornando nítido o aprendizado dos alunos, que se divertiram e ao mesmo tempo aproveitaram novos recursos pedagógicos para embasar seus conhecimentos em sala de aula e fora dela, onde puderam refletir sobre os cuidados que devemos ter para obter uma boa saúde respiratória. Com certeza essa aula ficará registrada na memória dos alunos de forma construtiva e positiva, pois foi bastante divertida e de grande aprendizado.
Comentários
Postar um comentário