Construindo na prática uma bacia Hidrográfica
AUTORA
Professora Vera Lucia Cionek Campos, 4º anos B e C
Componente Curricular: Ciências
Assunto: Rios do Paraná e Bacia Hidrográfica.
A professora Vera Lucia Cionek Campos da Escola M. Coronel Rogério Borba, iniciou um trabalho com as turmas dos 4 anos B e C da referida escola tratando do assunto, Rios do Paraná e Bacias Hidrográficas.
O principal material de suporte foi a Cartilha “Cartilha Pingo d’água” fornecida a todos os alunos dos 4 anos pelo Projeto Caiubi – Klabin PR. Rica em conteúdo dinâmico e de fácil absorção pelos alunos.
As turmas estudaram o Ciclo da água, a circulação da água na terra, bem como a Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi da qual fazemos parte.
Oportunizei a construção da Bacia Hidrográfica na prática, usando folhas verdes de árvores, em especial as maiores, facilitando a visualização dos elementos de uma bacia Hidrográfica como: rio principal, afluentes, várzea montante, jusante e foz. Eles usaram a folha verde, colocando sobre ela uma folha de papel sulfite e riscando com giz de cera, aparecendo perfeitamente o esboço de uma bacia hidrográfica.
Foi usado também o mapa hidrográfico do Paraná e um mapa impresso, representando o curso do Rio Tibagi dentro do estado e as regiões por onde ele permeia.
Viram onde fica a nascente do Rio Tibagi no sul do Estado do Paraná bem como seus afluentes e onde é a sua foz, no Rio Paranapanema. Perceberam também que o Rio Reserva que corre próximo à nossa escola é afluente do Rio Imbaú, que por sua vez desagua no Rio Tibagi.
Identificaram a importância da cultura indígena no Paraná e o significado do nome do Rio Tibagi, que na língua Tupi Guarani significa “Rio do pouso”. E assim, finalizamos mais uma etapa do conteúdo do 4 ano, relacionando-o diretamente ao meio ambiente e as fontes de água do Paraná.
Professora Vera Lucia Cionek Campos, 4º anos B e C
Componente Curricular: Ciências
Assunto: Rios do Paraná e Bacia Hidrográfica.
A professora Vera Lucia Cionek Campos da Escola M. Coronel Rogério Borba, iniciou um trabalho com as turmas dos 4 anos B e C da referida escola tratando do assunto, Rios do Paraná e Bacias Hidrográficas.
O principal material de suporte foi a Cartilha “Cartilha Pingo d’água” fornecida a todos os alunos dos 4 anos pelo Projeto Caiubi – Klabin PR. Rica em conteúdo dinâmico e de fácil absorção pelos alunos.
As turmas estudaram o Ciclo da água, a circulação da água na terra, bem como a Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi da qual fazemos parte.
Oportunizei a construção da Bacia Hidrográfica na prática, usando folhas verdes de árvores, em especial as maiores, facilitando a visualização dos elementos de uma bacia Hidrográfica como: rio principal, afluentes, várzea montante, jusante e foz. Eles usaram a folha verde, colocando sobre ela uma folha de papel sulfite e riscando com giz de cera, aparecendo perfeitamente o esboço de uma bacia hidrográfica.
Foi usado também o mapa hidrográfico do Paraná e um mapa impresso, representando o curso do Rio Tibagi dentro do estado e as regiões por onde ele permeia.
Viram onde fica a nascente do Rio Tibagi no sul do Estado do Paraná bem como seus afluentes e onde é a sua foz, no Rio Paranapanema. Perceberam também que o Rio Reserva que corre próximo à nossa escola é afluente do Rio Imbaú, que por sua vez desagua no Rio Tibagi.
Identificaram a importância da cultura indígena no Paraná e o significado do nome do Rio Tibagi, que na língua Tupi Guarani significa “Rio do pouso”. E assim, finalizamos mais uma etapa do conteúdo do 4 ano, relacionando-o diretamente ao meio ambiente e as fontes de água do Paraná.
Comentários
Postar um comentário