Sistema Digestório Humano

AUTORA
Professora Edina Selhorst de Lima, quintos anos A e B

Estamos estudando sobre os sistemas do corpo humano para reconhecer os níveis de organização do corpo (célula, tecido, órgão e sistema), identificando as funções dos principais órgãos que caracterizam os sistemas e, para elucidar melhor o sistema digestório, fizemos leitura no livro didático de Ciências e confeccionamos alguns órgãos desse sistema.

Fizemos reflexão e debates sobre a importância do sistema digestório para os humanos e, como aprendemos melhor fazendo na prática, com o auxílio de massa de modelar e caixa de papelão, confeccionamos alguns dos órgãos que fazem parte desse sistema, nomeando – os e depois explicando a função de cada um e a forma como estão ou ficam distribuídos no organismo.

Cada aluno fez o seu modelo, seguindo exemplos de fotos no livro didático e, com isso, aprendeu a importância de cada órgão, pois ao confeccionar entendeu o formato e a função de cada um. Ao final desse trabalho, pudemos fazer debates sobre a importância dos órgãos e a conexão com os demais sistemas.

“ Estamos nos aproximando da execução da primeira edição da Prova Paraná de dois mil e vinte e três e um dos assuntos, em Ciências, é a função dos sistema digestório, então, quis fazer com eles esse trabalho, pois acredito que o lúdico e a prática ensinam mais que só teorias. Percebi a satisfação e o aprendizado de cada um ao confeccionar os órgãos e depois explicar suas funções. Foi uma aula bem diferente e de muita absorção de conhecimentos.” (meu relato, Professora Edina Selhorst de Lima).

AUTORA
Coordenadora pedagógica Jossuelma de Fátima Almeida, quintos anos A e B

Acompanhando o trabalho realizado pela professora Edina Selhorst de Lima na turma do 5º Ano A, foi possível verificar que as estratégias utilizadas levaram os alunos a compreenderem os conteúdos propostos.

A professora trabalhou a importância da digestão e das funções exercidas no corpo humano. Houve a integração de teoria e prática, com momentos de discussão, análise e interpretação e atividade experiencial onde os alunos de fato colocaram “a mão na massa”, representando alguns órgãos do sistema digestório através da massinha de modelar.

Vale destacar o entusiasmo dos alunos em apresentar a produção final de seus trabalhos, dividindo com os colegas os conhecimentos adquiridos.

































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITURA EM FAMILIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

VAMOS LER GERAÇÃO DIGITAL: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.