Sistema Digestório Humano
AUTORA
Professora Edina Selhorst de Lima, quintos anos A e B
Estamos estudando sobre os sistemas do corpo humano para reconhecer os níveis de organização do corpo (célula, tecido, órgão e sistema), identificando as funções dos principais órgãos que caracterizam os sistemas e, para elucidar melhor o sistema digestório, fizemos leitura no livro didático de Ciências e confeccionamos alguns órgãos desse sistema.
Fizemos reflexão e debates sobre a importância do sistema digestório para os humanos e, como aprendemos melhor fazendo na prática, com o auxílio de massa de modelar e caixa de papelão, confeccionamos alguns dos órgãos que fazem parte desse sistema, nomeando – os e depois explicando a função de cada um e a forma como estão ou ficam distribuídos no organismo.
Cada aluno fez o seu modelo, seguindo exemplos de fotos no livro didático e, com isso, aprendeu a importância de cada órgão, pois ao confeccionar entendeu o formato e a função de cada um. Ao final desse trabalho, pudemos fazer debates sobre a importância dos órgãos e a conexão com os demais sistemas.
“ Estamos nos aproximando da execução da primeira edição da Prova Paraná de dois mil e vinte e três e um dos assuntos, em Ciências, é a função dos sistema digestório, então, quis fazer com eles esse trabalho, pois acredito que o lúdico e a prática ensinam mais que só teorias. Percebi a satisfação e o aprendizado de cada um ao confeccionar os órgãos e depois explicar suas funções. Foi uma aula bem diferente e de muita absorção de conhecimentos.” (meu relato, Professora Edina Selhorst de Lima).
Professora Edina Selhorst de Lima, quintos anos A e B
Estamos estudando sobre os sistemas do corpo humano para reconhecer os níveis de organização do corpo (célula, tecido, órgão e sistema), identificando as funções dos principais órgãos que caracterizam os sistemas e, para elucidar melhor o sistema digestório, fizemos leitura no livro didático de Ciências e confeccionamos alguns órgãos desse sistema.
Fizemos reflexão e debates sobre a importância do sistema digestório para os humanos e, como aprendemos melhor fazendo na prática, com o auxílio de massa de modelar e caixa de papelão, confeccionamos alguns dos órgãos que fazem parte desse sistema, nomeando – os e depois explicando a função de cada um e a forma como estão ou ficam distribuídos no organismo.
Cada aluno fez o seu modelo, seguindo exemplos de fotos no livro didático e, com isso, aprendeu a importância de cada órgão, pois ao confeccionar entendeu o formato e a função de cada um. Ao final desse trabalho, pudemos fazer debates sobre a importância dos órgãos e a conexão com os demais sistemas.
“ Estamos nos aproximando da execução da primeira edição da Prova Paraná de dois mil e vinte e três e um dos assuntos, em Ciências, é a função dos sistema digestório, então, quis fazer com eles esse trabalho, pois acredito que o lúdico e a prática ensinam mais que só teorias. Percebi a satisfação e o aprendizado de cada um ao confeccionar os órgãos e depois explicar suas funções. Foi uma aula bem diferente e de muita absorção de conhecimentos.” (meu relato, Professora Edina Selhorst de Lima).
AUTORA
Coordenadora pedagógica Jossuelma de Fátima Almeida, quintos anos A e B
Acompanhando o trabalho realizado pela professora Edina Selhorst de Lima na turma do 5º Ano A, foi possível verificar que as estratégias utilizadas levaram os alunos a compreenderem os conteúdos propostos.
A professora trabalhou a importância da digestão e das funções exercidas no corpo humano. Houve a integração de teoria e prática, com momentos de discussão, análise e interpretação e atividade experiencial onde os alunos de fato colocaram “a mão na massa”, representando alguns órgãos do sistema digestório através da massinha de modelar.
Vale destacar o entusiasmo dos alunos em apresentar a produção final de seus trabalhos, dividindo com os colegas os conhecimentos adquiridos.
Coordenadora pedagógica Jossuelma de Fátima Almeida, quintos anos A e B
Acompanhando o trabalho realizado pela professora Edina Selhorst de Lima na turma do 5º Ano A, foi possível verificar que as estratégias utilizadas levaram os alunos a compreenderem os conteúdos propostos.
A professora trabalhou a importância da digestão e das funções exercidas no corpo humano. Houve a integração de teoria e prática, com momentos de discussão, análise e interpretação e atividade experiencial onde os alunos de fato colocaram “a mão na massa”, representando alguns órgãos do sistema digestório através da massinha de modelar.
Vale destacar o entusiasmo dos alunos em apresentar a produção final de seus trabalhos, dividindo com os colegas os conhecimentos adquiridos.




.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)







.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

Comentários
Postar um comentário