Reserva em história e memória

AUTORA
Professora Vera Lucia Cionek Campos, 4º anos B e C

PERÍODO DE 15 A 27 DE MARCO DE 2023

Reserva e seus 102 anos

O início da história de Reserva foi por volta de 1840, ainda quando o Brasil vivia o Regime Monárquico. Em busca de ouro, aventureiros, percorriam diversas regiões geralmente em torno de rios, e desta forma alguns chegaram até as terras, denominada mais tarde como Reserva.

A professora Vera Lucia Cionek Campos, pretende contar a história de Reserva de uma maneira mais lúdica e divertida. O aporte principal será o vídeo onde conta a história e mostra várias imagens, ainda desconhecidas pela maioria da população do município de Reserva, como cavernas, cachoeiras, bem como, “histórias que o reservense conta”.

Espera-se que os alunos façam a leitura visual conectando o passado com o presente do município de Reserva.

Através de imagens e fotos antigas a professora juntamente com os alunos fizeram o painel com o antes e o depois, também a professora abordou o tema através do hino à Reserva, falando um pouco sobre a “Dona Nena” autora do hino e enaltecida através do vídeo.

Também abordei a construção ousada da época, que foi a Igreja Menino Jesus do rito católico, onde o Padre Ivo, Vigário da paróquia na década de 1960 iniciou, contando especialmente com a mão de obra de trabalhadores e agricultores do município que contribuíram também com os poucos meios de transporte existente na época que eram em especiais as carroças.

Até alunos do educandário Santa Helena auxiliavam no descarregamento de tijolos, pois o Padre Ivo badalava os sinos da Igreja velha como forma de avisar a população para se reunirem para descarregar o caminhão. Vale lembrar, que naquele tempo não se dispensava mão de obra infantil e todos colaboravam da melhor forma com a construção, inaugurada magnificamente em 1965.

Hoje, Reserva tem uma população estimada em 26 mil habitantes de maioria feminina e residentes na área rural do município. A economia é agrária tendo a agricultura como “carro chefe”, cultiva-se soja, milho, trigo, feijão e principalmente tomate, deste, Reserva leva o titulo de “capital paranaense do tomate”.

Finalizo este assunto com os alunos do 4º ano B e C com um passeio a um pequeno museu particular existente no município, os quais demonstraram

encantamento por conhecer particularidades de Reserva até então desconhecidas por eles.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITURA EM FAMILIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

Sistema Digestório Humano

CUIDADOS COM A DEPRESSÃO