“Sistemas do Corpo Humano”

AUTORA
Professora Edina Selhorst de Lima, 5º ano

Com o tema “Sistemas do Corpo Humano”, os estudantes do 5º ano, turmas B e C da Escola Municipal Coronel Rogério Borba desenvolveram atividades para participar do Projeto Vamos Ler Geração Digital, Cuidados com o Coração, temática disponibilizada na videoaula do dia 22 de abril.

Iniciei os trabalhos e percorremos um bom período de tempo discutindo sobre os Sistemas do Corpo Humano, enfocando cada um dos sistemas com leitura, imagens, vídeos, exercícios escritos, atividades interpretativas, pinturas, entre outros.

Para ressaltar melhor cada sistema, os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo ficou responsável em representar um sistema, que depois de sorteado, foi caracterizado com desenhos de bonecos no papelão. Em cima de cada boneco, cada grupo desenhou e pintou caracteres que se assemelhassem ao sistema em questão. E aproveitando o tema sugerido na videoaula sobre Cuidados com o Coração, fizemos um fechamento do assunto. Seguindo às sugestões elencadas na videoaula, os alunos assistiram vídeos explicativos, ganharam um folder com “Os dez mandamentos do coração saudável” e sozinhos ou em duplas, fizeram entrevistas com pessoas que praticam atividades físicas, explicando a importância dos bons cuidados com a saúde, principalmente cardiovascular.

Na entrevista os alunos leram o folder para o entrevistado, explicando as melhores maneiras de se cuidar e enfocando a importância dos cuidados com o coração. Trouxeram essa experiência para sala de aula, onde contaram para os colegas como foi a entrevista e o que aprenderam sobre o tema.

Fizemos atividades sobre “Alimentação Saudável”, focando na boa alimentação e na prática de atividades físicas. Convidamos o professor e bacharel em Educação Física, senhor Gregory Pavlak que palestrou para eles a respeito do tema. Na sequência, levou os alunos até a quadra da Escola para ensinar – lhes algumas atividades que podem ser feitas diariamente e que vão ajudar a combater o sedentarismo, uma das causas das doenças do coração. Em sala, os alunos fizeram desenhos sobre a pirâmide alimentar e prato saudável, destacando maneiras corretas de se alimentar.

“Esse trabalho foi bem interessante, aprenderam, na prática, o nome dos principais órgãos dos sistemas do corpo humano trabalhados. Também pude trabalhar o gênero entrevista de uma forma bem lúdica e que os alunos demonstraram total comprometimento. O assunto foi muito interessante e os fez pensar sobre hábitos saudáveis de vida, sem contar a interação e o compartilhamento de ideias e encerramos com a presença do professor de Educação Física, Gregory Lenon Pavlak”, que foi super dinâmico e profissional com as crianças, também a estagiária em Pedagogia, Ana Gabriela Knaut que colaborou com a confecção dos cartazes da pirâmide alimentar e do prato saudável. Ambos, abrilhantaram as aulas e o tema e ajudaram os discentes na compreensão dos assuntos. (meu relato, Professora Edina Selhorst de Lima).

AUTORA
Coordenadora pedagógica Fernanda Pimenta

A professora Edina estruturou muito bem o projeto, e soube agregar valor ao seu trabalho contando com o apoio de um profissional tão habilitado como o professor Gregory para palestrar sobre vida saudável. Planejar atividades de promoção de prática de atividades físicas e educação alimentar para alunos, criando espaço para debate, pesquisa e aconselhamento, enriqueceu as aulas e proporcionou experiências intensas, boas lições de vida, mesmo! Assim como, oportunizar à estagiária o envolvimento nesse projeto que trouxe resultados ótimos e imediatos, certamente contribuiu, e muito, à sua formação.









































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITURA EM FAMILIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

VAMOS LER GERAÇÃO DIGITAL: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.

Sistema Digestório Humano