Tropeirimo e a formação de cidades paranaenses

AUTORA
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quarto ano B

Atividade desenvolvida em parceria com Vamos Ler Geração Digital 2024.

O movimento chamado Tropeirismo ocorreu no Sul e Sudeste brasileiros durante os séculos e XVIII e XIX, vindo a acabar definitivamente nas primeiras décadas do século XX. Este movimento teve grande importância na formação do povo paranaense influenciando nas culturas, religiosidade e costumes dos povos nas muitas cidades e vilas que ajudaram a formar por onde passavam. Eram comerciantes da época, que levavam encomendas, compravam produtos de um lugar e vendiam em outro, especialmente levavam produtos e tropas muares do sul do Brasil e vendiam na grande feira em Sorocaba no estado de São Paulo.

Estes homens que viajavam no lombo de mulas ajudaram na abertura de estradas dentro dos sertões do Paraná, vindos do Rio Grande do Sul pelo caminho do Viamão iam deixando sua marca e suas histórias, enfrentavam o frio, animais selvagens e até grupos indígenas guerrilheiros.

A turma do 4 º ano B da Escola M. CEL. Rogério Borba viajou até a cidade de Castro, visitando o Museu destinado a preservar a memória destes comerciantes da época, a Fazenda Capão Alto que tem um legado importantíssimo desde o tempo do Brasil Império, que a mais de 300 anos abrigou escravos, era parada de grandes Tropas trazidas pelos comerciantes Tropeiros. Nesta fazenda as crianças refizeram um dos caminhos percorridos por eles, foi muito emocionante, conheceram ruinas onde os animais eram alimentados e bebiam água, e as senzalas que abrigavam precariamente os escravos. Também a Casa Grande construída pelos escravos em 1852 feita de taipa e barro, revestida de cal para se parecer com gesso.

Certamente, esta aula sobre Tropeirismo marcará para sempre na memória dos alunos, pois puderam observar instrumentos, celas, roupas e utensílios originais utilizados pelos tropeiros e conhecer parte do legado que este grupo deixou para o nosso Paraná, bem como a cidade de Castro, que foi uma das fundadas pelos tropeiros.

Referências

ROLLENBERG, Graziela. História do Paraná. Ed. Ática 2010.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEITURA EM FAMILIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA

VAMOS LER GERAÇÃO DIGITAL: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.

Sistema Digestório Humano