GRANDEZAS E MEDIDAS
AUTORA
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quartos anos B e C
Assunto abordado nos 4 anos B e C da professora Vera Cionek entre os dias 17, 18 e 19 de junho.
Visando engrandecer a mentalidade e o crescimento dos alunos acerca do uso e da importância de conhecer as medidas de comprimento que se fazem presente diariamente em nossas vidas, busquei trazer para sala de aula atividades lúdicas e construtivas que os auxiliem no desenvolvimento da aprendizagem matemática.
Seguindo os parâmetros da BNCC e FOCO, onde “as atividades contribuem para o processo de extrair e construir significado por meio da interação e do envolvimento com a linguagem escrita e matemática”, utilizamos medidas não padronizadas como palmo, pé mão, passo fazendo estimativas e cálculos mentais de pequenas distâncias existentes dentro da sala e no entorno da sala de aula. Em seguida construímos juntos o METRO DE FITA, plastificamos para ter maior durabilidade e os alunos desenvolveram diversas atividades com este instrumento padrão de medida de comprimento. Medindo carteiras, quadro, porta, altura dos colegas e da professora, da janela, armário mapas entre outros. Após anotarem tais medidas desenvolveram atividades no caderno utilizando cálculos com o uso da vírgula.
Houve bate papo interessante, pois eles relataram situações em que familiares precisaram medir algo e não possuíam nenhum instrumento padrão de medida como trena, metro articulado ou metro de fita e fizeram a medida estimada usando palmo ou esticando braço e medindo do nariz até o dedo médio que estima-se um metro. Ou para comprar um tecido ou fitas mediram os tamanhos em palmos, ou para comprar armários mediu-se o espaço com cabo de vassoura...houve momentos de risos e descontrações com as histórias contadas por eles.
Também utilizamos nosso Livro didático de matemática e atividades impressas para enriquecer os trabalhos.
Foi muito gratificante poder trabalhar este conteúdo utilizando histórias vivenciadas por eles e medidas alternativas comparando-as com as medidas padronizadas. Certeza que todos conseguiram otimizar e internalizar com mais facilidade o assunto da aula.
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quartos anos B e C
Assunto abordado nos 4 anos B e C da professora Vera Cionek entre os dias 17, 18 e 19 de junho.
Visando engrandecer a mentalidade e o crescimento dos alunos acerca do uso e da importância de conhecer as medidas de comprimento que se fazem presente diariamente em nossas vidas, busquei trazer para sala de aula atividades lúdicas e construtivas que os auxiliem no desenvolvimento da aprendizagem matemática.
Seguindo os parâmetros da BNCC e FOCO, onde “as atividades contribuem para o processo de extrair e construir significado por meio da interação e do envolvimento com a linguagem escrita e matemática”, utilizamos medidas não padronizadas como palmo, pé mão, passo fazendo estimativas e cálculos mentais de pequenas distâncias existentes dentro da sala e no entorno da sala de aula. Em seguida construímos juntos o METRO DE FITA, plastificamos para ter maior durabilidade e os alunos desenvolveram diversas atividades com este instrumento padrão de medida de comprimento. Medindo carteiras, quadro, porta, altura dos colegas e da professora, da janela, armário mapas entre outros. Após anotarem tais medidas desenvolveram atividades no caderno utilizando cálculos com o uso da vírgula.
Houve bate papo interessante, pois eles relataram situações em que familiares precisaram medir algo e não possuíam nenhum instrumento padrão de medida como trena, metro articulado ou metro de fita e fizeram a medida estimada usando palmo ou esticando braço e medindo do nariz até o dedo médio que estima-se um metro. Ou para comprar um tecido ou fitas mediram os tamanhos em palmos, ou para comprar armários mediu-se o espaço com cabo de vassoura...houve momentos de risos e descontrações com as histórias contadas por eles.
Também utilizamos nosso Livro didático de matemática e atividades impressas para enriquecer os trabalhos.
Foi muito gratificante poder trabalhar este conteúdo utilizando histórias vivenciadas por eles e medidas alternativas comparando-as com as medidas padronizadas. Certeza que todos conseguiram otimizar e internalizar com mais facilidade o assunto da aula.
Comentários
Postar um comentário