VESTÍGIOS CULTURAIS
AUTORA
Professora Edina Selhorst de Lima, quintos anos B e C
Os alunos dos 5º anos B e C da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, desenvolveram atividades focadas nos temas Patrimônios Materiais e Imateriais. Iniciamos os trabalhos com vídeo explicativo sobre os temas, com auxílio do Vamos Ler – Geração Digital – Educação, Mídia e Tecnologia, onde pudemos conhecer um pouco mais do Paraná, seus pontos turísticos e a colonização paranaense.
Alguns dias depois, viajamos para a cidade de Castro, onde os alunos, juntamente com a equipe de professores acompanhantes, pudemos visitar a Fazenda Capão Alto; Museu do Tropeiro; Casa de Sinhara; Centro Cultural Castrolanda; a Igreja Nossa Senhora Santana; entre outros locais históricos e que trazem importantes informações sobre pioneirismo, tropeirismo e patrimônios materiais e imateriais.
Fizemos também, uma caminhada pela trilha dos tropeiros, na fazenda Capão Alto.
No retorno à escola, pudemos discutir e comparar as aprendizagens adquiridas no passeio com os conceitos aprendidos em sala de aula.
Os alunos trouxeram objetos de casa, que são relíquias de família, para entenderem a importância de se manter a cultura e tradições, costumes e modos de vida. Alguns alunos fizeram vídeos em casa, explicando memórias de objetos antigos.
Concluímos assim o projeto com os objetivos cumpridos.
Trabalhar com projetos assim, completos e que contemplam os conteúdos do trimestre, enriquece muito a aprendizagem, pois transforma o que se aprende em teoria, em atividades vivenciadas, e assim, muito melhor assimiladas.
Professora Edina Selhorst de Lima, quintos anos B e C
Os alunos dos 5º anos B e C da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, desenvolveram atividades focadas nos temas Patrimônios Materiais e Imateriais. Iniciamos os trabalhos com vídeo explicativo sobre os temas, com auxílio do Vamos Ler – Geração Digital – Educação, Mídia e Tecnologia, onde pudemos conhecer um pouco mais do Paraná, seus pontos turísticos e a colonização paranaense.
Alguns dias depois, viajamos para a cidade de Castro, onde os alunos, juntamente com a equipe de professores acompanhantes, pudemos visitar a Fazenda Capão Alto; Museu do Tropeiro; Casa de Sinhara; Centro Cultural Castrolanda; a Igreja Nossa Senhora Santana; entre outros locais históricos e que trazem importantes informações sobre pioneirismo, tropeirismo e patrimônios materiais e imateriais.
Fizemos também, uma caminhada pela trilha dos tropeiros, na fazenda Capão Alto.
No retorno à escola, pudemos discutir e comparar as aprendizagens adquiridas no passeio com os conceitos aprendidos em sala de aula.
Os alunos trouxeram objetos de casa, que são relíquias de família, para entenderem a importância de se manter a cultura e tradições, costumes e modos de vida. Alguns alunos fizeram vídeos em casa, explicando memórias de objetos antigos.
Concluímos assim o projeto com os objetivos cumpridos.
Trabalhar com projetos assim, completos e que contemplam os conteúdos do trimestre, enriquece muito a aprendizagem, pois transforma o que se aprende em teoria, em atividades vivenciadas, e assim, muito melhor assimiladas.
Comentários
Postar um comentário