Gênero textual Receita
AUTORA
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quarto ano B
Entrevista com cozinheira da escola e com a responsável pela aquisição da merenda escolar.
A Receita escolhida foi “Bolo Um, Dois, Três.”
O texto é escrito dividido em etapas: Ingredientes e o modo de fazer. É um tipo de texto muito importante e que serve para nos ensinar como os alimentos podem ser preparados. A produção final será a preparação de uma receita por todos, “literalmente botar a mão na massa” e fazer o bolo.
Analisar a estrutura textual, questionando:
- O título é importante? Por quê?
- E a imagem? É importante? Por quê?
- Ele é um texto corrido ou possui partes?
- Por que vocês acham que ele é dividido em partes?
- O que cada parte contém?
A receita culinária é considerada um texto instrucional, ou seja, explica como fazer algo ensina a preparar um alimento. É comum que venha dividido entre ingredientes e modo de preparo. O tempo verbal que usamos no texto da receita é o Modo Imperativo - que indica um pedido ou uma ordem.
Os alunos, após resolver as atividades da sala, trouxeram de casa os ingredientes e junto com a professora, fizeram o bolo e no mesmo dia degustaram, “ficou muito gostoso e macio” diziam eles!
Neste dia puderam entrevistar a cozinheira Dona Rosinha, que explicou a importância e o cuidado com os alimentos que chegam para a merenda escolar. Falou da higienização e da forma de armazenamento destes alimentos.
Também, por escrito, nos relatou a responsável da Secretaria da Educação pela compra dos produtos que chegam às escolas, adquiridos diretamente do produtor rural e a forma de pagamento desta mercadoria. Segue relato da Sra. Neuly, “começando pela verba, vem recurso do Governo Federal, onde uma porcentagem do total da verba é obrigatória para compra dos produtores rurais (Agricultura Familiar Rural, pequenos produtores). As verduras 100% adquirimos dos nossos produtores aqui mesmo do município, os quais eles mesmo entregam toda segunda feira. Nós temos um lugar, onde todos entregam no mesmo local, aí a prefeitura distribui para as escolas. Já as frutas nós pegamos também de produtores, porém de outros municípios (Cândido de Abreu e Novo Itacolomy). Eles entregam aqui para nós. A prefeitura faz o pagamento mensal para os produtores com o valor de acordo com o produto que eles entraram”. Foi uma experiência incrível para eles, de muito aprendizado e cooperação.
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quarto ano B
Entrevista com cozinheira da escola e com a responsável pela aquisição da merenda escolar.
A Receita escolhida foi “Bolo Um, Dois, Três.”
O texto é escrito dividido em etapas: Ingredientes e o modo de fazer. É um tipo de texto muito importante e que serve para nos ensinar como os alimentos podem ser preparados. A produção final será a preparação de uma receita por todos, “literalmente botar a mão na massa” e fazer o bolo.
Analisar a estrutura textual, questionando:
- O título é importante? Por quê?
- E a imagem? É importante? Por quê?
- Ele é um texto corrido ou possui partes?
- Por que vocês acham que ele é dividido em partes?
- O que cada parte contém?
A receita culinária é considerada um texto instrucional, ou seja, explica como fazer algo ensina a preparar um alimento. É comum que venha dividido entre ingredientes e modo de preparo. O tempo verbal que usamos no texto da receita é o Modo Imperativo - que indica um pedido ou uma ordem.
Os alunos, após resolver as atividades da sala, trouxeram de casa os ingredientes e junto com a professora, fizeram o bolo e no mesmo dia degustaram, “ficou muito gostoso e macio” diziam eles!
Neste dia puderam entrevistar a cozinheira Dona Rosinha, que explicou a importância e o cuidado com os alimentos que chegam para a merenda escolar. Falou da higienização e da forma de armazenamento destes alimentos.
Também, por escrito, nos relatou a responsável da Secretaria da Educação pela compra dos produtos que chegam às escolas, adquiridos diretamente do produtor rural e a forma de pagamento desta mercadoria. Segue relato da Sra. Neuly, “começando pela verba, vem recurso do Governo Federal, onde uma porcentagem do total da verba é obrigatória para compra dos produtores rurais (Agricultura Familiar Rural, pequenos produtores). As verduras 100% adquirimos dos nossos produtores aqui mesmo do município, os quais eles mesmo entregam toda segunda feira. Nós temos um lugar, onde todos entregam no mesmo local, aí a prefeitura distribui para as escolas. Já as frutas nós pegamos também de produtores, porém de outros municípios (Cândido de Abreu e Novo Itacolomy). Eles entregam aqui para nós. A prefeitura faz o pagamento mensal para os produtores com o valor de acordo com o produto que eles entraram”. Foi uma experiência incrível para eles, de muito aprendizado e cooperação.
Comentários
Postar um comentário