Conhecendo os povos indígenas
AUTORA
Professora Marinéia Domareski, quarto ano A
projeto do 4º ano A foi uma jornada emocionante em direção ao conhecimento e à compreensão da cultura indígena. No Dia dos Povos Indígenas, os alunos embarcaram em uma aula passeio cheia de significado, rumo à aldeia indígena Faxinal, na cidade de Cândido de Abreu. Lá, puderam ver de perto a realidade dos índios Kaigang, cujos costumes e tradições haviam sido estudados com tanto empenho em sala de aula.
O ponto alto desta experiência foi a visita à escola indígena, onde os alunos não apenas observaram, mas também participaram de atividades e interações com os estudantes locais, observando a vivência da cultura indígena. A oportunidade de entrevistar o professor indígena Edenilson foi um verdadeiro presente, pois através de suas palavras sábias e experiências compartilhadas, os alunos puderam ampliar ainda mais seu entendimento sobre a importância da preservação e valorização da cultura indígena.
A presença da Diretora do Departamento de Cultura Thelma Rosana Heil, acompanhando e apoiando o passeio, trouxe um aspecto institucional e comunitário valioso, reforçando o compromisso da escola e da comunidade em promover a educação intercultural e o respeito às diferentes tradições.
Essa imersão na aldeia indígena não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também despertou em seus corações sentimentos de respeito, empatia e admiração pela riqueza cultural dos povos indígenas. Foi uma experiência que transcendeu o ambiente escolar, deixando uma marca nos corações e mentes de todos os participantes, e reforçando a importância de valorizarmos e celebrarmos a diversidade cultural que nos cerca.
Professora Marinéia Domareski, quarto ano A
projeto do 4º ano A foi uma jornada emocionante em direção ao conhecimento e à compreensão da cultura indígena. No Dia dos Povos Indígenas, os alunos embarcaram em uma aula passeio cheia de significado, rumo à aldeia indígena Faxinal, na cidade de Cândido de Abreu. Lá, puderam ver de perto a realidade dos índios Kaigang, cujos costumes e tradições haviam sido estudados com tanto empenho em sala de aula.
O ponto alto desta experiência foi a visita à escola indígena, onde os alunos não apenas observaram, mas também participaram de atividades e interações com os estudantes locais, observando a vivência da cultura indígena. A oportunidade de entrevistar o professor indígena Edenilson foi um verdadeiro presente, pois através de suas palavras sábias e experiências compartilhadas, os alunos puderam ampliar ainda mais seu entendimento sobre a importância da preservação e valorização da cultura indígena.
A presença da Diretora do Departamento de Cultura Thelma Rosana Heil, acompanhando e apoiando o passeio, trouxe um aspecto institucional e comunitário valioso, reforçando o compromisso da escola e da comunidade em promover a educação intercultural e o respeito às diferentes tradições.
Essa imersão na aldeia indígena não apenas enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também despertou em seus corações sentimentos de respeito, empatia e admiração pela riqueza cultural dos povos indígenas. Foi uma experiência que transcendeu o ambiente escolar, deixando uma marca nos corações e mentes de todos os participantes, e reforçando a importância de valorizarmos e celebrarmos a diversidade cultural que nos cerca.
Comentários
Postar um comentário