ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E CULTURA
AUTORA
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quartos anos B e C
O Artigo 215 da CF reza que “ o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes de cultura nacional, e apoiará e incentivará valorização e a difusão das manifestações culturais”. Pensando nestas garantias, a Professora Vera Cionek desenvolveu com as turmas dos 4 anos B e C da referida escola um apanhado geral das competências Públicas na esfera municipal e suas atribuições para a sociedade.
Em sala de aula os alunos aprenderam as funções do Prefeito Municipal, como gestor Executivo. Dos vereadores e suas funções como elaboradores de leis e fiscalizadores do Executivo. Funções dos Secretários Municipais como colaboradores na administração municipal. E do Poder Judiciário, como órgão que faz cumprir as leis e aplica penalidades, quando necessário.
Este trabalho foi simples, porém, rico em aprendizagens.
Focando na parte cultural da nossa cidade, que ainda há muito a ser feito, pois não dispomos de Museus ou Casas de Relíquias Públicas, que resgatem e guardem artefatos do passado, a professora fez um passeio com os alunos até uma Propriedade particular denominada “Casa das Relíquias” criada pela professora Marcia Dias, como forma de contribuir e enriquecer o aprendizado tornando viva memórias antigas do nosso município como fragmentos da nossa história.
Sabemos que estas visitas incentivam a curiosidade, repertório cultural e o pensamento crítico, despertando interesses diversos que estão adormecidos nas nossas crianças. Alguns alunos, se não a maioria, nunca tinham visitado algo parecido e ficaram encantados!
Queriam saber como funcionava a Vitrola de disco de vinil, o retro- projetor, lamparina de querosene, escovão manual, mimeógrafo, porém, a máquina de escrever chamou muito a atenção deles e todos queriam escrever seus nomes, entre outras curiosidades que presenciaram.
Foi muito gratificante, eles confrontaram os saberes e vivências de cada um com os saberes e vivências de outros sujeitos da história em épocas diferentes.
Ficou evidente que preservar o acervo é uma forma de garantir a continuidade cultural e o elo entre o passado e o presente, permitindo conhecer a nossa cultura raiz e manter as nossas especificidades diante do mundo.
Os alunos perceberam a importância de cobrar do Poder Público Municipal ações e obras que valorizem e resgatem a cultura do povo reservense.
Professora Vera Lucia Cionek Campos, quartos anos B e C
O Artigo 215 da CF reza que “ o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes de cultura nacional, e apoiará e incentivará valorização e a difusão das manifestações culturais”. Pensando nestas garantias, a Professora Vera Cionek desenvolveu com as turmas dos 4 anos B e C da referida escola um apanhado geral das competências Públicas na esfera municipal e suas atribuições para a sociedade.
Em sala de aula os alunos aprenderam as funções do Prefeito Municipal, como gestor Executivo. Dos vereadores e suas funções como elaboradores de leis e fiscalizadores do Executivo. Funções dos Secretários Municipais como colaboradores na administração municipal. E do Poder Judiciário, como órgão que faz cumprir as leis e aplica penalidades, quando necessário.
Este trabalho foi simples, porém, rico em aprendizagens.
Focando na parte cultural da nossa cidade, que ainda há muito a ser feito, pois não dispomos de Museus ou Casas de Relíquias Públicas, que resgatem e guardem artefatos do passado, a professora fez um passeio com os alunos até uma Propriedade particular denominada “Casa das Relíquias” criada pela professora Marcia Dias, como forma de contribuir e enriquecer o aprendizado tornando viva memórias antigas do nosso município como fragmentos da nossa história.
Sabemos que estas visitas incentivam a curiosidade, repertório cultural e o pensamento crítico, despertando interesses diversos que estão adormecidos nas nossas crianças. Alguns alunos, se não a maioria, nunca tinham visitado algo parecido e ficaram encantados!
Queriam saber como funcionava a Vitrola de disco de vinil, o retro- projetor, lamparina de querosene, escovão manual, mimeógrafo, porém, a máquina de escrever chamou muito a atenção deles e todos queriam escrever seus nomes, entre outras curiosidades que presenciaram.
Foi muito gratificante, eles confrontaram os saberes e vivências de cada um com os saberes e vivências de outros sujeitos da história em épocas diferentes.
Ficou evidente que preservar o acervo é uma forma de garantir a continuidade cultural e o elo entre o passado e o presente, permitindo conhecer a nossa cultura raiz e manter as nossas especificidades diante do mundo.
Os alunos perceberam a importância de cobrar do Poder Público Municipal ações e obras que valorizem e resgatem a cultura do povo reservense.
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