UNIDADES DE MEDIDAS

AUTORA
Professora Edina Selhorst de Lima, 5º ano

Os alunos dos 5º anos B e C da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, em Reserva, desenvolveram atividades focadas no tema Unidades de Medidas: comprimento, massa, capacidade, tempo.

Com o apoio do livro didático de Matemática do 5º ano, iniciamos os estudos sobre medidas. A primeira medida estudada foi a Medida de Tempo, com explicações focadas no relógio, mostrando fotos de diversos relógios já existentes e debatendo sobre a importância desse objeto. Para exemplificar e adquirir melhor conhecimento, fizemos uma brincadeira com obstáculos. Com o apoio dos professores de Educação Física, Ana Fabiélle e Mauro (período matutino e vespertino, respectivamente), montamos um pequeno circuito na quadra e, um a um, e com o tempo cronometrado, fizeram o percurso. O aluno que fez o trajeto em menos tempo, foi premiado e, o mais interessante é que todos ajudavam com incentivos para que cada um pudesse fazer melhor seu tempo. No retorno à sala de aula, trabalhamos com os dados adquiridos, fazendo a leitura dos números racionais e decimais, cálculos e problemas diversos.

Em outra aula de matemática, fizemos atividades relacionadas à Medida de Comprimento. Com o auxílio de fita métrica, trenas e réguas, os alunos saíram no pátio da escola e dentro de sala de aula e fizeram medições de objetos, anotando a altura, comprimento e largura encontrados. Também mediram sua altura e a dos colegas e no final, construíram gráficos para representar essas medidas.

Já para trabalharmos Medidas de Massa, cada discente trouxe um ou mais rótulos de alimentos, onde fizemos a leitura da embalagem, destacando o peso ali representado, criamos tabelas e observamos mais informações úteis contidas nos objetos.

No trabalho com Medidas de Capacidade, fizemos a experiência com objetos que tem maior e menor densidade. De posse de uma bacia com água, colocamos diversos objetos e calculamos se flutuaria ou não, destacando a densidade dos mesmos.

Depois de cada tema trabalhado, fizemos atividades de interpretação oral e escrita, exercícios escritos no caderno e no livro de Matemática, para melhor interação e absorção dos assuntos.

“Trabalhar Matemática pode ser desinteressante, pois exige rapidez de pensamento e atitudes, e muitos alunos não gostam. Ainda mais quando é um assunto difícil de entender. Então, quis fazer algo que os faria lembrar – se dos temas de uma forma prazerosa e divertida. Acredito ter atingido os objetivos, pois a participação dos alunos foi ótima.” (meu relato, Professora Edina Selhorst de Lima).

AUTORA
Coordenadora Eliane de Fátima Bilik, período vespertino

Ressalta – se que trabalhar com projetos, contemplam os conteúdos e enriquece muito a aprendizagem dos estudantes, proporcionando maior qualidade no ensino. É de grande importância desenvolver projetos em sala de aula e torna prazerosos e dinâmico o ensino aprendizagem.

Verificando e observando o trabalho da turma, percebo que houve boa participação, interesse e dinamismo entre os alunos. Isso é muito bom, pois possibilita maior entendimento dos temas trabalhados, sem contar a interação entre eles. Assim, assuntos que seriam difíceis de compreender, tornam – se de fácil entendimento.















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